© 2019 por @paideiafilmes

  • Facebook
  • Instagram

Paideia Filmes

Sobre nós

Paideia Filmes é uma produtora audiovisual dedicada ao desenvolvimento e produção de filmes e séries de diferentes formatos e gêneros, em parceria com diretores, roteiristas e outras produtoras. A produtora aposta na criação de histórias que ao mesmo tempo que entretenham e se comuniquem com o público, também o faz pensar sobre importantes questões da sociedade na qual vivemos. 

 

Fundada em 2013, a produtora já produziu 3 documentários de longa-metragem, um telefilme e um curta de ficção. No seu portfólio estão os documentários de longa-metragem Eleições (102’, 2018), Platamama (72’, 2018), e Meu Corpo é Político (71’/ 52’, 2017), que estreou nos cinemas em novembro de 2017. O longa, dirigido por Alice Riff, foi premiado como Melhor Longa-Metragem Brasileiro no 6º Festival Internacional e Cinema de Curitiba e prêmio especial do Júri no Lovers Film Festival – Torino LGBTQI Visions, com exibições em festivais importantes como Visons du Réel (Suíça), Bafici, Ambulante (México) e Festival de Havana.

 

Guigo Offline (fic, 52’, TV Cultura, 2017), dirigido por René Guerra, foi premiado com o Coelho de Ouro de Melhor Filme no Mix Brasil 2017; Melhor Filme e Melhor Direção no 11º For Rainbow; e Melhor Longa Nacional no Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2018, sendo exibido em festivais temáticos como Canada Kids Film Festival e Espacio Queer (Argentina). O filme é um dos destaques do catálogo Quality in Children's TV Worldwide em 2018, publicado pelo Festival Prix Jeunesse, junto com outros projetos qualificados pela excelência na produção de conteúdo infanto-juvenil para TV em todo o mundo.

O primeiro projeto da produtora é o premiado curta Marina não vai à praia (fic, 17’, 2014), dirigido e roteirizado por Cássio Pereira dos Santos. O filme foi prestigiado com 24 prêmios e exibido em mais de 60 festivais nacionais e internacionais, passando por diversos países como Itália, Alemanha, Polônia, Suíça, Holanda, Inglaterra, EUA, Canadá, Argentina, Chile, ganhando prêmios no Festival Internacional de Cinema Infantil de Nova York, Rio de Janeiro, Porto Alegre e ComKIDS Festival - Prix Jeuneusse Iberoamericano 2015. O curta foi licenciado para TVs nos EUA, Japão, Suiça, Argentina e Brasil.

Eleições (2018), é o mais recente filme lançado nos cinemas pela produtora e exibido em importantes festivais como Dok Leipzig (seleção oficial), Festival do Rio (Première Brasil), Forum Doc BH, e o festival Open City Documentary Festival (Londres). Este documentário selecionado no 1º edital Videocamp de filmes transformadores (2017), e posteriormente, na etapa de finalização, participou da Mostra Futuro no Festival de Brasília e do Rough Cut Lab/DocMontevideo, com tutoria de João Moreira Salles e Eduardo Escorel. 

A produtora está desenvolvendo o primeiro longa-metragem de animação, Dara e o Hotel Mágico, e a primeira série de ficção, Guerreiras. Ambos projetos tem autoria de Fernanda Rocha e contam com recursos do FSA/Ancine para o financiamento da etapa de desenvolvimento.